Escolas da Rede Municipal são exemplo de Inovação durante a quarentena

O município Barra de São Francisco, através do projeto Superando Desafios, tem mostrado uma resposta rápida e inovadora neste momento súbito de paralisação das atividades escolares devido à pandemia do Covid-19. Em parceria com a Inova – Consultoria em Educação, do Espírito Santo, e com a Startup carioca Jovens Gênios, um projeto-piloto de ensino a distância foi lançado para alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II.

Através de uma plataforma digital gamificada capaz de individualizar o aprendizado, alunos são capazes de estudar, em casa, os conteúdos através de jogos. O projeto-piloto tem sido uma solução eficaz, uma vez que a plataforma da Jovens Gênios é toda automatizada e ainda fornece ao professor relatórios de aprendizagem e engajamento.

Além disso, dezenas de professores já passaram por uma formação on-line em Metodologias Ativas de Aprendizagem fornecida pelos parceiros com o intuito de prepará-los, cada vez mais, para essa nova realidade da educação brasileira e na implementação da nova plataforma na realidade de seus alunos.

O projeto-piloto com a Jovens Gênios em Barra de São Francisco é 100% gratuito e a Secretaria Municipal de Educação está comprometida em apoiar essa iniciativa para ajudar ainda mais alunos e professores nesse desafio.

O isolamento social e a pandemia estão exigindo que os educadores se reinventem de muitas maneiras. No entanto, muitas coisas precisarão continuar em movimento, mesmo de um jeito diferente.  É nesse contexto que a tecnologia pode e deve ser usada para beneficiar a comunidade local:  trazendo alternativas e soluções para que os alunos continuem a se desenvolver e crescer como seres humanos.

Deixe um comentário